Notícias

Rui surge como único que pode levar eleição de Maceió para 2° turno; veja pesquisa

Candidatíssimo à reeleição, o atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL) segue como favorito.

Por Edivaldo Júnior 12/09/2023 08h08
Rui surge como único que pode levar eleição de Maceió para 2° turno; veja pesquisa
. - Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa, desta vez do Falpe, revela que ele seria reeleito no primeiro turno, se as eleições fossem hoje (veja abaixo).

O levantamento, no entanto, aponta que o nome capaz de levar o pleito para o segundo turno é bem conhecido do eleitor da capital.

O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD) aparece em segundo lugar na preferência do eleitorado e seria o único capaz de evitar a vitória de JHC já no primeiro turno.

Palmeira, que atualmente é secretário de Infraestrutura do Estado, não tem se manifestado sobre a possibilidade de disputar o governo. Ele no entanto pode protagonizar um cenário bem parecido com o que viveu em 2016. Foi candidato à reeleição contra um ex-prefeito bem avaliado, Cícero Almeida, e contra o então deputado federal JHC, que ficou em terceiro lugar naquele ano. A disputa foi para o segundo turno e Rui venceu.

Um cenário como esse poderia se repetir, com JHC disputando a reeleição contra um ex-prefeito bem avaliado e tendo um terceiro nome forte na disputa.

Veja a pesquisa

A pesquisa do Instituto Falpe foi realizada entre os dias 6 e 9 de setembro mês. Foram ouvidas 2.228 pessoas em Maceió. A pesquisa feita por meio de entrevistas domiciliares tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Na questão estimulada, “Dos nomes citados, em que votaria para prefeito nas próximas eleições?”, JHC aparece com 50%. Em segundo lugar, com o ex-prefeito Rui Palmeira teve 11,5% das citações. Na sequência, aparecem os deputados estaduais Dr. Wanderley (6,5%), Alexandre Ayres (3%) e Lelo Maia (1,75%). Lobão pontuou com 1,75%, seguido do deputado federal Rafael Brito (1%) e da vereadora Olívia Tenório (0,75%). Nenhum e não opinaram somaram, respectivamente, 9% e 14,75%.

Cenário improvável

O cenário da estimulada do Falpe tal como está não é improvável. Na mesma questão, são apresentados quatro nomes do mesmo partido, o MDB: Ayres, Brito, Tenório e Wanderley.

Espontânea

Na pergunta espontânea (quando o pesquisador não cita nomes), ao serem questionados em quem votariam caso as eleições fossem hoje, 41,5% dos entrevistados responderam JHC.

Das pessoas ouvidas, 5,5% disseram Rui Palmeira e 2,75% Dr. Wanderley. Também foram citados Alexandre Ayres (1,5%); Lobão (1%); Lelo Maia (0,75%); Alfredo Gaspar e Rafael Brito (com 0,5% cada); Rodrigo Cunha, Olívia Tenório e o governador Paulo Dantas (0,25% cada); Cícero Almeida e Fábio Costa (0,5% cada) e não opinaram 44,75%.

A pesquisa feita por meio de entrevistas domiciliares tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.