Notícias

Equipe da Secretaria da Cultura de Alagoas participa de capacitação em Brasília

O evento teve o objetivo de qualificar e capacitar a equipe técnica cultural do país

Por Agência Alagoas 02/08/2023 14h02 - Atualizado em 02/08/2023 14h02
Equipe da Secretaria da Cultura de Alagoas participa de capacitação em Brasília
Evento reuniu gestores culturais de todo o Brasil, na sede do Ministério da Cultura (MinC) - Foto: Gustavo Moller

Com o compromisso de fortalecer e valorizar o setor criativo e cultural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), participou, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, em Brasília, do curso de capacitação de Análise e Disseminação de Dados Econômicos sobre Economia da Cultura e das Indústrias Criativas, que reuniu gestores culturais de todo o Brasil, na sede do Ministério da Cultura (MinC).

A ação é oriunda de uma reunião, realizada em abril deste ano, com o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e dirigentes do Sistema MinC. Na Carta de São Paulo – Cultura como Valor, foi firmado o compromisso de formar uma rede dedicada à produção de evidências e dados estatísticos, com o objetivo de aprimorar os estudos sobre o PIB da Economia da Cultura e Indústrias Criativas, levando em consideração as diferenças e diversidades regionais, múltiplos saberes e campos simbólicos, assim como as distintas fontes de dados existentes.

Na capacitação promovida pelo observatório do Itaú Cultural, MinC e Tribunal de Contas da União estiveram presentes representando a Secult a superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Natalia Teles, e o assessor de Governança e Transparência, Wyllyson Santos.

Natalia Teles enfatizou a importância crucial da capacitação para impulsionar e fortalecer o setor criativo e cultural de Alagoas, com o objetivo de valorizar e promover as expressões artísticas locais. Para ela, este momento representa uma oportunidade ímpar para a cultura alagoana, permitindo aprender metodologias e técnicas essenciais para a análise de dados e avaliação do impacto da economia criativa no estado.