Notícias

Banco Central estuda mudanças para o Pix; veja quais

Por redação 13/06/2023 15h03
Banco Central estuda mudanças para o Pix; veja quais
Pix pode ter novidades em breve. - Foto: Divulgação

O Pix, um sistema de transferências e pagamentos instantâneos se tornou uma febre entre os brasileiros e pode receber algumas mudanças para beneficio da população. A informação é do Banco Central (BC). Veja:

Pix Automático


O BC estuda a criação do Pix Automático, que seria uma versão mais avançada do débito automático. Atualmente, este modelo funciona por meio de um convênio entre a prestadora de serviços e os bancos. Se o cliente quiser fazer o débito automático, precisa ser cliente de algum desses bancos que possuem convênio. Com o Pix Automático, o pagamento poderia ser efetuado diretamente.

De acordo com o BC, o Pix Automático funcionaria para serviços de telefonia, energia, streaming, pagamentos recorrentes e compra de um produto com parcelamento longo, entre outros exemplos.

BolePix


O BolePix seria uma versão do Pix para boleto – uma replicação do boleto, na verdade. Nesse caso, o QR Code apareceria como boleto e o cliente poderia fazer o pagamento via Pix. O sistema já avisaria, na hora do pagamento, se o boleto foi pago ou não. A expectativa do BC é a de que o BolePix já entre em funcionamento em 2024.

Pix Garantido


Ainda em fase de desenvolvimento, o Pix Garantido é uma solução que estimularia a competição para a operação de crédito no ponto de compra.

Na prática, será possível parcelar compras pelo Pix, com garantia de recebimento para quem vender.

“Há soluções em que (o consumidor) vai finalizar uma compra e a firma liga (conecta) às instituições financeiras que vão oferecer a opção de crédito para a finalização da compra via Pix”, afirma o diretor do BC.

“Como existem muitas oportunidades e não sabemos exatamente como o modelo de negócios vai avançar, demos um passo atrás, estamos observando como avança. Mas é algo que nós vemos como vemos com bom olhos”, completa Gomes.






















*Com informações de Metropóles