Notícias

OAB Alagoas prepara programação para celebrar mês do Orgulho LGBTQIA+

Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero lançará o “Selo da Diversidade” no final de junho

Por redação 13/06/2023 15h03
OAB Alagoas prepara programação para celebrar mês do Orgulho LGBTQIA+
OAB Alagoas com fachada colorida em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIA+ - Foto: Reprodução

No mês em que é celebrado o Orgulho LGBTQIA+, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero, realiza uma série de ações voltadas à população LGBTQIA+. A programação terá início nesta quarta-feira (14) e deve se estender até o final do mês, com o lançamento do selo da diversidade.

No dia 14, acontecerá a palestra “Diálogo inter-religioso e diversidade: No essencial, a unidade; na dúvida, a liberdade; em tudo, a caridade”, que acontecerá no Auditório da OAB/AL, em Jacarecica, a partir das 18h. A palestra será gratuita e as inscrições podem ser feitas através do link https://doity.com.br/dialogointerreligiosoediversidade. O evento será promovido em parceria com a Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa.

Durante o encontro, representantes de várias religiões estarão presentes para debater sobre religiosidade e sua conexão com a diversidade. O encontro será mediado pelos palestrantes Verinaldo José Dantas, membro da pastoral carcerária; Vítor José, médium orador que fundou e dirige a Comunidade Nosso Lar; Mãe Renata, sacerdotisa do templo Umbanda Ilé Asé Oxum; e a pastora Odja Barros, da Igreja Batista do Pinheiro.

Além disso, no final do mês, a Comissão de Diversidade Sexual lançará o “Selo da Diversidade”. A iniciativa busca dar reconhecimento aos direitos da população LGBTQIA+, que vêm sendo negligenciados há décadas. O selo busca mostrar, de forma transparente, que a advocacia não tolera nenhum tipo de discriminação.

O projeto foi idealizado em parceria com a Caixa de Assistência e com a Escola Superior de Advocacia, que desenvolveram o conceito e a logo do selo, além de fazer o intermédio com os conveniados que participarão do projeto.

A sede da Ordem também contará com uma homenagem especial à causa. Durante o mês de junho, a sede ficará com uma iluminação especial com as cores que remetem à bandeira que representa a comunidade LGBTQIA+.

Ao longo do mês, a Comissão buscará ainda reforçar a importância do diálogo com entes da sociedade civil sobre os direitos da comunidade e o combate à homofobia em Alagoas. “Sempre mantivemos esse diálogo, com instituições como a Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, os grupos gays e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Estamos em contato com esses parceiros governamentais em busca das melhorias nas observações dos direitos da diversidade”, explicou Arcelio Fontes, vice-presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero.










*Com Assessoria