Notícias
Preço da gasolina vai baixar com a nova política da Petrobras ? Entenda
Empresa já anunciou primeiro reajuste nesta terça-feira (16)

A Petrobras alterou sua política de preços dos combustíveis para, segundo ela, diminuir o valor na bomba para o consumidor. A primeira redução foi anunciada nesta terça-feira (16/05), pouco depois de ela confirmar que não seguirá mais somente os preços internacionais do petróleo para definir os valores de vendas. Especialistas ainda não arriscam dizer até que ponto os preços cairão, mas concordam que a frequência de reajustes deve mudar.
Em 2022, de acordo com a Petrobras, foram realizados oito reajustes do preço da gasolina. “Teremos uma redução da volatilidade. O que acompanhamos nos últimos anos, desde 2016, foi que o Brasil internalizou a volatilidade de preços do petróleo no mercado internacional. É provável que tenhamos preços em patamares inferiores do que seriam acompanhando o Preço de Paridade de Importação (PPI).
Cada distribuidora e cada posto têm liberdade para praticar o preço que decidir, independentemente de eventuais reajustes da Petrobras. Além disso, o país também importa parte do combustível, o que fica no caminho para que os cortes da Petrobras cheguem integralmente ao motorista.
Reajuste da gasolina está dentro da margem do PPI
A Petrobras anunciou, nesta terça, redução de R$ 0,40 do litro de gasolina a partir desta quarta-feira (17/05). A pesquisadora do Ineep Carla Ferreira explica que o reajuste está dentro da margem do PPI, isto é, ainda segue preços internacionais. Já a redução do diesel, de R$ 0,44, deixa o preço abaixo do mercado internacional. É a primeira vez em que ele será inferior ao da gasolina desde julho de 2022.
*Com O Tempo