Notícias
Maceió institui Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes
Portaria foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (27)

Nesta quarta-feira (27/7), o Diário Oficial do Município (DOM) trouxe a publicação da portaria que instituiu o Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes, para oferta de Serviço de Acolhimento Institucional para imigrantes e refugiados indígenas venezuelanos oriundos de fluxo migratório provocado por crise humanitária.
O comitê é formado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Educação (Semed), de Saúde (SMS), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Defensoria Pública da União (DPU), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Defensoria Pública da União – (DPU) e Fundação Nacional do Índio (Funai) e representantes dos Waraos.
Para a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia, a instituição do comitê é um marco inicial na construção da política pública de migrantes aqui no município.
“Discutiremos e garantiremos ainda mais os direitos do indígenas venezuelanos, com o suporte de toda rede de apoio existente em nosso município, oferecendo um tratamento digno a todos que precisam. Importante também ressaltar essa construção democrática e intersetorial enquanto garantia constitucional, onde todos os entes de proteção, controle, defesa e sociedade civil estarão reunidos visando a implantação dessa política pública”, pontuou ela.
Nas próximas semanas serão divulgadas as responsabilidades de cada pasta do Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes, que integrarão o Plano Intersetorial com ações em favor dos imigrantes venezuelanos e indígenas da etnia Waraos.
Ações da Prefeitura de Maceió para o indígenas da etnia Waraos
A Prefeitura de Maceió já atendeu a 13 grupos familiares, da etnia Warao, com ações na área de assistência social, educação e saúde, desde o dia 22 de março de 2021. Todas essas famílias já receberam ou continuam recebendo o auxílio moradia da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como também receberam cestas básicas e tickets alimentação.
Todos os núcleos familiares foram inseridos no Cadastro Único, com cadastros atualizados, sendo beneficiários do Programa Auxílio Brasil e receberam também o auxílio emergencial, a fim de superarem a situação de extrema vulnerabilidade social em que se encontravam.
Atualmente, sete grupos familiares continuam sendo acompanhados, com 67 pessoas. O restante se mudou para outros municípios como Arapiraca. Recentemente, essas 7 famílias atualizaram o cadastro no CadÚnico e fizeram o cadastro para o Cartão Criança Alagoana (CRIA).
*Com Secom Maceió

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
8Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
9Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
10Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
