Notícias
Casas poderão receber selo por índice de infestação do aedes aegypti
Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores da Capital e tem o objetivo de classificar casas com base na proliferação do mosquito

Um Projeto de Lei aprovado na Câmara dos Vereadores de Maceió classifica os imóveis da capital de acordo com os níveis de condições de procriação do mosquito Aedes Aegypti. Segundo o PL, as residências terão selo verde, selo amarelo e selo vermelho, conforme o grau de infestação do mosquito causador da dengue, zika e chicungunya. A matéria foi aprovada nesta quarta-feira (8).
O projeto prevê que os imóveis em que os agentes de endemias não identificarem focos de criadouros, deverão receber o selo verde. Já as casas que possuírem locais propícios à infestação, receberão o selo amarelo; enquanto as residências em que forem encontrados focos de infestação do Aedes aegypti, como ovos, larvas ou exemplares do próprio mosquito, deverão receber o selo vermelho.
Segundo a autora do projeto, Silvânia Barbosa (MDB), a aplicação do selo irá ajudar a reduzir os casos das doenças que tiveram aumento significativo em 2022 em comparação com 2021.
Segundo dados do órgão, no mês de março deste ano, boletim epidemiológico confirmou o aumento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zica, em 86,11% em relação ao mesmo período de 2021. A chuva forte que tem caído em todo o estado de Alagoas e a chegada do inverno podem fazer disparar esses índices, já que água limpa e parada é o local de desova preferido das fêmeas do Aedes aegypti.
Aprovado em duas votações na Câmara, o PL vai à sanção. O Executivo tem prazo de 15 dias para sancionar ou vetar a matéria. Em caso de veto, ele pode ser derrubado pelo Legislativo Municipal.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
3Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
6Festa do Milho de União dos Palmares retorna em junho com novo formato e atrações exclusivas
7Pastor mirim Miguel Oliveira revela desejo de seguir carreira política: “Não negocio com a esquerda”
8Empresa transforma xixi de banheiro químico em cerveja e dobra produção
9Junior Menezes acompanha recuperação de ponte na zona rural de União dos Palmares
10Candidato aprovado em concurso para coveiro é chamado para assumir cargo após falecer
