Notícias
Prefeito JHC entrega Troféu Selma Bandeira para mulheres e destaca a importância da premiação
Troféu é entregue às mulheres pela participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária

Em noite marcada pela emoção, o prefeito de Maceió, JHC, comandou a entrega do troféu Selma Bandeira nesta terça-feira (5), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas. Durante a cerimônia, que teve a presença também do vice-prefeito Ronaldo Lessa, foram homenageadas 13 mulheres de diferentes segmentos que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária. JHC destacou o papel das homenageadas e se disse honrado em participar de um prêmio tão importante.
“É um momento de poder resgatar nas nossas memórias o prêmio Selma Bandeira que evidencia a importância de mulheres guerreiras que se destacam na sociedade e que mudam a vida das pessoas. Isso é fundamental, ainda mais nos dias atuais, em que precisamos combater as desigualdades e enfatizar o respeito à mulher. Ficamos muito felizes em conectar pessoas para daqui sair mulheres ainda mais fortalecidas”, disse JHC.
Marluce Caldas é procuradora de Justiça e foi homenageada pela defesa dos direitos e da cidadania. De acordo com ela, ser homenageada com este troféu é motivo de muita emoção.
“Falar de Selma Bandeira é falar dos sonhos das mulheres e de uma mulher de vanguarda, que no século passado e como eu também sou, já estava em plena juventude, lutando pelos nossos ideais. A minha história se identifica com a história de Selma Bandeira e receber um prêmio com o nome dela, para mim é uma honra”, destacou.
Este ano, pela primeira, vez o Município homenageou com o troféu uma mulher transexual. Paolla Vasconcelos é servidora pública e contou que receber o prêmio é enriquecedor.
A primeira-dama, Marina Candia, que também esteve presente na solenidade, falou que se sente representada pelas homenageadas.
“Para mim é uma honra participar da entrega deste prêmio. Hoje vamos ser representadas por essas mulheres maceioenses. Nada mais justo do que a Prefeitura homenageá-las. Estou muito feliz em estar aqui e prestigiá-las”, afirmou Marina.
O governador em exercício de Alagoas, Klever Loureiro, também prestigiou o evento e falou das ações realizadas pelas homenageadas. “É um dia marcante e serve como estilo para que outras mulheres possam ser atuantes como essas que recebem o troféu, porque elas marcaram e registraram suas ações em prol e em defesa da mulher”, disse.
A homenagem reaviva a postura ética e combativa da médica e deputada Selma Bandeira (1944-1986), defensora da cidadania e de melhores condições de vida para a população alagoana, dos direitos e da igualdade para as mulheres.
As homenageadas
1. Filantropia: Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas – Juíza de Direito Titular da 22ª Vara de Família da Capital;
2. Literatura: Rita de Cássia Codá dos Santos – Professora e Escritora;
3. Serviço público municipal: Paolla Vasconcelos – Servidora Pública Municipal;
4. Política: Silvania Batinga de Oliveira Barbosa – Vereadora por Maceió;
5. Empreendedorismo Empresarial: Vanessa De Holanda Cavalcante Monteiro – Empreendedora;
6. Educação: Maricélia Schlemper – Professora, Advogada e Pesquisadora;
7. Defesa dos Direitos e da Cidadania: Marluce Caldas – Procuradora de Justiça;
8. Artes Plásticas: Yara Barbosa Pinto - Yara Pão – Artista Plástica e Visual;
9. Música: Fernanda Guimarães – Intérprete e Compositora;
10. Preservação da Cultura Popular: Dilma Oliveira Vianna – Filezeira do Pontal da Barra;
11. Gestão Pública Municipal: Simone Maria Alves de Lima – Comandante Geral da Guarda Municipal de Maceió;
12. Pesquisa: Marli de Araújo Santos – Assistente Social, Professora e Pesquisadora;
13. Artes Cênicas: Leide Serafim (Olodum) – Compositora, Coreógrafa e Professora de Dança.