Notícias
Em uma hora, Maceió registra mais da metade do volume de chuvas esperado para o mês de fevereiro
Quantidade de chuva chegou a 38,2 mm, quando era esperado 60mm; as ruas da capital ficaram alagadas e uma casa destruída

Maceió registrou, em apenas uma hora, uma quantidade de chuva maior do que a média esperada para todo o mês de fevereiro, de acordo com dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). As chuvas que atingiram a capital alagoana, nesse último domingo (20), chegaram a 38,2 mm, quando eram esperados 60mm para todo o mês de fevereiro.
O coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, explicou que a formação deste volume de água em Maceió. “A chuva que ocorreu no último domingo na Região Metropolitana de Maceió é uma típica chuva de verão, que acontece devido ao forte calor e a umidade próxima à costa de Alagoas. Esses fatores foram determinantes para o grande volume de chuvas em um curto espaço de tempo, associado a raios e rajadas de vento."
Devido à formação dessas nuvens serem rápidas e em curto espaço de tempo, a previsão consegue ter conhecimento apenas poucos minutos antes de serem formadas, devido a sua velocidade de formação.
Ainda segundo Pinho, há previsão de chuva para os próximos dias na capital, mas em um volume muito menor ao ocorrido no último domingo. Com a possibilidade de chuva intercalando com períodos de tempo seco nas primeiras horas do dia e durante a noite.
Ocorrências
Por causa das fortes chuvas, a Defesa Civil de Maceió foi acionada, até então, para três ocorrências, que envolveram alagamento na Avenida Geraldo Melo, queda de muro no Jacintinho e desabamento de uma residência no conjunto José da Silva Peixoto, também no Jacintinho.
Com o desabamento, três residências ficaram comprometidas e as famílias foram acolhidas pela Diretoria Social da Defesa Civil, que as encaminhou para o Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA) e para a Secretaria Adjunta de Habitação de Maceió.
Drenagem
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) segue com equipes de manutenção e drenagem, realizando serviços de desobstrução e reparos nas redes de água pluvial.
Já os reparos nos semáforos que apresentaram problemas após quedas de energias também estão sob atenção da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Agentes do órgão estão nas ruas orientando os condutores e pedestres para garantir a segurança viária.
Limpeza Urbana
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) intensificou os serviços de limpeza, poda de árvore em áreas de risco, recolhimento de resíduos e desassoreamento de canais em pontos críticos da cidade mapeados pelo órgão. Essas ações são combativas e preventivas, prevenindo transtornos e acidentes durante o período chuvoso.
Fonte: Gazetaweb

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
8Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
9Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
10Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
