Notícias
Afundamento de bairros em Maceió será tema de debate no Senado nesta quarta (24)

A situação dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, atingidos por afundamento de solo e rachaduras, em Maceió, será tema de audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado. O assunto entra em pauta na Casa na próxima quarta-feira (24), a partir das 10h.
O debate foi solicitado pelo senador alagoano, Rodrigo Cunha (PSDB). O parlamentar ressaltou que os bairros enfrentam há anos um “constante processo de afundamento”, o que provocou a remoção de cerca de 40 mil pessoas.
No requerimento, Cunha relatou que um estudo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) identificou uma relação direta entre o afundamento desses bairros e a extração de sal-gema realizada pela empresa petroquímica Braskem.
Em audiência realizada em 2019, foram ouvidos 22 agentes envolvidos diretamente na busca de soluções para o problema enfrentado pelos bairros.
Ao requerer uma nova audiência, Rodrigo Cunha explicou que o objetivo é dar continuidade a audiência pública já realizada, na qual que ficou demonstrado que quatro bairros de Maceió, estavam sofrendo devido ao descaso. “Após aquela audiência, tivemos o compromisso da CPRM [Serviço Geológico do Brasil], da ANA [Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ], do Ministério de Minas e Energia, e conseguimos ter um desdobramento que fez com que aquele caso apresentasse uma luz no fim do túnel”, destacou o senador.
Participarão da audiência, a procuradora da República em Alagoas, Niedja Kaspary; o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Pedro Colnago; o presidente da Associação dos Empresários do Pinheiro, Alexandre Sampaio; e o vice-presidente de Pessoas, Comunicação e Relacionamento com Imprensa da Braskem, Marcelo Arantes de Carvalho.
Também foram convidados, mas ainda não confirmaram presença, representantes do Ministério Público Federal; do Representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Defensoria Pública de Alagoas; do município de Maceió; e o vereador Leonardo Dias, que é presidente da Comissão de Acompanhamento dos Bairros em Afundamento de Solo em Maceió.
Fonte: Cada Minuto

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
3Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
8Homens são detidos por moradores após onda de roubos em União dos Palmares e São José da Laje
9Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
10Governo de Alagoas lança campanha contra o assédio moral
