Notícias
Empresário do Comércio está mais otimista após relaxamento de restrições e proximidade do final de ano, diz Fecomércio
Índice de confiança está 10,8% maior do que o registrado em novembro de 2020

Uma pesquisa do Instituto Fecomércio Alagoas, realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que, desde setembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) vêm repercutindo positivamente.
O motivo, segundo o instituto, está no relaxamento das restrições do funcionamento do comércio, o que acarretou em maior circulação de pessoas nos centros comerciais da capital. Somado a isso, está a proximidade do final do ano.
De acordo com a pesquisa, esse indicador está em estabilidade desde setembro e apresenta os maiores índices deste ano. Novembro, por exemplo, de acordo com o levantamento, marcou 128,8 pontos, o equivalente a 10,8% maior do que o mesmo período de 2020.
Considerando o período entre janeiro e novembro deste ano, a confiança do empresário do comércio está, em média, 14,6% mais positiva no segundo semestre em relação ao primeiro. E essa confiança passou a ter um aumento entre os meses de junho e novembro de 22,31%.
Segundo o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), Victor Hortencio, o salto de 116,2 pontos para 128,8 na confiança do empresário pode ser um reflexo da vacinação, que tem trazido “quase à normalidade” a rotina social.
“Em novembro passado, o baixo otimismo do empresariado pode ser explicado pelas incertezas quanto à vacinação, até então ainda sem muita perspectiva de ter início no Brasil, e às restrições no funcionamento do comércio, com os decretos oscilando entre momentos de restrição e de maior flexibilização”, relembra.
“O quarto trimestre é marcado por promoções, festas e comemorações de final de ano. Além disso, por sua própria natureza, a capital alagoana é convidativa e tem, nesse período, um maior fluxo de turistas, o que incrementa as vendas e o ânimo dos empresários de todos os segmentos”, afirma o economista, complementando que, com este cenário, a expectativa é de que o movimento de alta/estabilidade se mantenha e o indicador permaneça acima dos 120 pontos no último trimestre do ano.
Fonte: Gazetaweb

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
8Homens são detidos por moradores após onda de roubos em União dos Palmares e São José da Laje
9Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
10Governo de Alagoas lança campanha contra o assédio moral
