Notícias
No primeiro dia do Enem, estudantes opinam sobre nível da prova e tema da redação
Candidatos alagoanos se dividem: alguns acharam prova e redação fáceis, enquanto outros não esperavam o tema

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, neste domingo (21), foram aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas e a redação, que teve como tema: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Estudantes alagoanos que já deixaram os locais de prova comentam sobre a experiência e o nível de dificuldade.
Para o estudante Ronaldo Rafael, de 23 anos, que fez a prova em uma escola na Serraria, em Maceió, o nível da prova foi regular. Ele diz que quer cursar Psicologia e espera passar em uma universidade pública.
“Achei regular, não tava muito difícil e eu acredito que estudei o suficiente. Baseado nessa primeira etapa, acho que vou conseguir minha vaga”, diz.
No entanto, ele afirma que o tema da redação foi inesperado. “Não esperava esse tema, acho que a maioria não esperava. Achei fraco e um tanto difícil para a maioria dos estudantes”, diz o jovem.
Para a ‘treineira’ Maria Gabriela de Carvalho, de 17 anos, a prova teve os conteúdos que ela vê em sala de aula, algo que ela considerou positivo. Para a estudante de Maceió, a redação também foi uma surpresa.
"As questões em si não estavam difíceis. Foram os conteúdos que vimos na escola. Mas a redação, realmente, ninguém esperava por esse tema e eu achei um pouco difícil, sim”, afirma Gabriela.
Para Ivone Maria Santos, de 19 anos, a redação foi tranquila, assim como as questões. Ela fez a prova em uma escola no bairro Farol, também em Maceió.
“Acho que foi mais difícil segurar a ansiedade do que fazer a prova. Foi muito tranquilo. Ano passado eu fiz e achei mais difícil”, conta. “A redação foi uma surpresa, mas achei o tema chato, mas fácil de produzir”, completa.
ENEM 2021
Em 2020 a quantidade de inscritos em alagoas chegou a 100 mil pessoas, em 2021, o número despencou para 50.059 candidatos inscritos na prova impressa e apenas 1.206 que farão a prova na versão digital, totalizando 51.261 participantes em Alagoas. Em todo o Brasil, três milhões e 100 mil pessoas deverão fazer o exame nacional. Destas, 3,04 milhões optaram por fazer a prova impressa.
Devido à pandemia do novo coronavírus, o uso de máscara nos dias da prova é obrigatório desde a entrada até a saída do local. Por isso, o Inep orienta que o candidato separe máscaras para usar durante a aplicação. Também é recomendado que os participantes tenham máscaras de reserva. Participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial não são obrigados a usar a proteção facial.
Fonte: Gazeta Web

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
8Homens são detidos por moradores após onda de roubos em União dos Palmares e São José da Laje
9Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
10Governo de Alagoas lança campanha contra o assédio moral
