Notícias
Número de faltosos para 2ª dose da vacina chega a 89 mil em Maceió
Parte dessa demanda está no público mais jovem, já que pouco mais de 3% completaram esquema vacinal e 70% tomaram a primeira dose

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que o número de faltosos para a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na capital é de 89,5 mil pessoas. Parte dessa demanda está no público mais jovem, já que pouco mais de 3% completaram o esquema vacinal e perto de 70% tomaram a primeira dose.
Nesse público de 12 a 17 anos – estimado em 101,1 mil pessoas – foram aplicadas 73,3 mil doses enviadas pelo governo federal, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o último dia 4, Maceió tinha recebido 1,4 milhão de doses e aplicou 1,3 milhão de doses de vacina contra a Covid-19. Desse total, 742,2 mil tomaram a primeira dose, 528,7 mil a segunda e 43,2 mil a de reforço. Os dados revelam ainda que 72,3% da população que reside na capital recebeu a 1º dose e 51% a segunda. Já em relação à população adulta que tomou a 1ª DS (671,5 mil), o percentual é de 88% e 69% ou 525,3 mil concluíram o esquema vacinal. Sobre os adolescentes que buscaram imunização em Maceió, perto de 71 mil receberam a primeira dose e mais de 3 mil concluíram o esquema vacinal. Sobre as vacinas mais aplicadas e as faixas de idade mais e menos imunizadas contra a Covid em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a quantidade de vacinas aplicadas é proporcional ao número de doses recebidas. Assim, do total de doses aplicadas, 40,73% são Pfizer; 35,55% são Astrazeneca; 22,46% são Coronavac; 1,26% é Janssen.
Segundo os dados informados até o último dia 4° (quinta-feira), Maceió tem 69,2% de adultos e 3% de adolescentes imunizados com a segunda dose ou dose única. “Levantamento feito na terça-feira (2) com base nos dados até o dia 1° mostra 89.501 pessoas com atraso para a segunda dose em Maceió”, acrescentou a assessoria da SMS.
Em entrevista à Gazeta, o pesquisador do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Esdras Andrade avalia que poderíamos estar num estágio mais avançado no processo de vacinação e que para entendermos a situação de momento (até o dia 02/11), é necessário recorrermos aos números divulgados pelo Ministério da Saúde, divulgados para o estado de Alagoas. “E, esses dados apontam para uma redução significativa na quantidade de doses aplicadas no mês de outubro em comparação a agosto (este, corresponde ao mês que mais se vacinou no estado em 2021). Foram 360.122 doses em outubro contra 814.070 doses em agosto. Verifica-se, portanto, uma redução de aproximadamente 56%. Em relação a setembro a diminuição foi de 37%”, explica o pesquisador.
Fonte: Gazetaweb

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
8Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
9Homens são detidos por moradores após onda de roubos em União dos Palmares e São José da Laje
10Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
