Notícias
Hemoal Trapiche abre para doação de sangue no Dia de Finados
Nesta terça-feira (2), feriado nacional em homenagem ao Dia de Finados, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona para doação de sangue. Situado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), o órgão atende das 7h30 às 17h.
Já o posto de coleta do Farol, localizado no Hospital Veredas, retoma as atividades de doação de sangue na quinta-feira (4), às 7 horas. A Unidade Arapiraca, que funciona no Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, funciona apenas para liberar sangue no feriado e retoma o atendimento aos doadores de sangue na quarta (3), também às 7 horas.
Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
“No caso das pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, há impedimento para doar sangue. As gestantes e lactantes ficam proibidas de doar neste período e, para repetir a doação, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impossibilitadas durante três meses”, ressalta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, ao ressaltar a necessidade de estar usando máscara.
Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. No caso das pessoas que tiveram apenas contato com outros infectados, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, também podem se dirigir até o Hemoal Trapiche para realizar a doação de sangue durante o feriado do Dia de Finados.
Vacina contra a Covid-19
Já os voluntários que tenham sido vacinadas contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo. Se o voluntário recebeu o imunizante CoronaVac, deve aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue, mas, se a vacina recebida foi a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de sete dias.
Fonte: Cada Minuto

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
3Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
8Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
9Homens são detidos por moradores após onda de roubos em União dos Palmares e São José da Laje
10Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
