Notícias
Desenvolvimento Sustentável recupera ponto de descarte irregular no bairro de Jaraguá
Atividade envolveu limpeza, educação ambiental e plantio de mudas de árvores

A Prefeitura de Maceió segue atuando para coibir o descarte irregular na capital. Desta vez, nesta terça (28) e quarta-feira (29), as equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estiveram no bairro do Jaraguá transformando o antigo ponto crônico de lixo, na Avenida Walter Ananias, em um local sustentável.
Cerca de 20 profissionais da Superintendência realizaram a limpeza do local, retirando mais de seis toneladas de resíduos. Além disso, foram reutilizados mais de 100 pneus e o plantio de 40 mudas de árvores. A ação beneficiou mais de 700 pessoas que residem ou transitam pela região.
Os agentes desenvolvem, diariamente, ações de limpeza de resíduos e plantio de mudas de árvores nativas em áreas afetadas pelo problema. Somente este ano, mais de dez pontos já foram recuperados.
Kedyna Tavares, diretora de Planejamento da Sudes, afirma que a busca pelo fim dos pontos de descarte irregular é longa, mas que o órgão está buscando mudar essa realidade de forma incansável.
“Sabemos como é difícil eliminar esses pontos, pois as pessoas não colaboram e continuam praticando o descarte irregular. Porém, estamos mapeando e realizando essas ações, que além de fazer a limpeza, fazem o plantio de mudas. Também integramos ações de educação ambiental para que o cidadão comece a atuar de forma positiva na região onde reside”, disse Kedyna.
Educação ambiental
Além dos serviços de recuperação do ponto, a equipe de educação ambiental da Sudes percorreu a região orientando moradores e comerciantes sobre a coleta domiciliar e coleta de volumosos, além do que descartar nos Ecopontos e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela capital
Moradora do bairro há 15 anos, Maria Higina explica que o acúmulo do lixo contribui para a proliferação de animais peçonhentos e agradece pela ação de recuperação. “Sempre aparecem muitos ratos, escorpiões e até cobras. Esse lixo que as pessoas descartam errado ajuda nesse aumento. Agora, com essa limpeza e as mudas que foram plantadas eu e meus vizinhos ficamos agradecidos, pois esses bichos não irão mais aparecer”, disse a dona de casa.
A atividade ainda contou com a participação de algumas crianças, filhos de moradores, que contribuíram com o plantio de uma árvore.
“Nossos educadores vão de porta em porta orientando e dialogando com o cidadão para que ele tome conta da sua região, faça denúncias, evite o descarte irregular. Somente educando, vamos conseguir ter a população como nossa aliada na tentativa de transformar Maceió em um local mais sustentável. Hoje, contamos também com a ajuda das crianças que vivem na região. Esperamos que com a ação de hoje elas desenvolvam sua cidadania e consciência com o meio ambiente”, concluiu a diretora.
Além dos servidores da Sudes, dez jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar da parte baixa da capital, que trabalha em parceria com a Prefeitura para tentar diminuir o despejo inadequado na cidade, também participaram da ação.
Desde o início da gestão, em janeiro, já foram retirados mais de 170 mil toneladas de resíduos sólidos em todos os pontos de lixo mapeados pela Superintendência.
Fonte: Alexandre Vieira/Ascom Sudes

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
8Homens são detidos por moradores após onda de roubos em União dos Palmares e São José da Laje
9Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
10Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
