Notícias
Rodrigo Cunha explica projeto social que irá garantir CNH gratuita à população de baixa renda
O parlamentar argumenta que garantir a carteira de habilitação para a população de baixa renda e àqueles que estão desempregados é sinônimo de desenvolvimento

O senador Rodrigo Cunha (PSDB), autor do projeto social que propõem que a CNH seja gratuita no estado de Alagoas, esteve presente no programa de rádio Na Mira da Notícia, apresentado pelo radialista Ângelo Farias, na 96 FM, desta sexta-feira (17). Durante a entrevista, o parlamentar argumentou que “a carteira de habilitação já era para poucos e, agora, a tendência é de que fique ainda mais cara”.
Cunha relembra que, ao percorrer Maceió ao lado do atual prefeito, JHC, no período de campanha política, haviam pessoas que trabalhavam de maneira autônoma. “As pessoas estavam cientes de que ter habilitação é reflexo de ter um emprego. Ou seja, quem tem uma habilitação tem grandes chances de conseguir um emprego, se não formal, pode, inclusive, trabalhar de maneira autônoma. Então, a gente sabe que, uma habilitação na mão é desenvolvimento”.
O senador já participou de reuniões com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) para que, inicialmente, seja feito um projeto piloto para a capital alagoana e que depois seja expandido para os outros municípios de Alagoas. “[Vamos] criar um modelo para que pessoas de baixa renda tenham acesso a habilitação”, explica.
O entrevistado ainda acrescenta que o período de seleção já está sendo finalizado, “vai ser disponibilizado de uma maneira igualitária, em que todos possam concorrer. A gente não trabalha por indicação e, sim, por merecimento e capacidade”.
Rodrigo define o projeto como “um sinônimo de emprego... Em um momento como esse onde está difícil pagar as contas, e, mais do que ninguém, afirmo com conhecimento de causa porque estou percorrendo os quatro cantos desse estado, seja em Delmiro Gouveia, seja em Maragogi, a situação é a mesma das pessoas que estão endividadas. Imagina ter a possibilidade de se reerguer através de um emprego que, muitas vezes, pode chegar através de uma habilitação”.
“É isso o que a gente está buscando democratizar, é o acesso, é a cidadania, é o emprego”, diz o parlamentar.
O foco do projeto serão as categorias A e B e “já é algo para acontecer de imediato, estamos nos ajustes finais”, conclui Rodrigo Cunha.
Quem terá direito à CNH gratuita serão pessoas de baixa renda, que fazem parte de cadastros públicos, e aquelas que estejam desempregadas e sem fonte de renda.
Fonte: SE7TE SEGUNDOS

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
8Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
9Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
10Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
