Notícias
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo inicia os trabalhos do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Lajense

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na última semana a primeira reunião com os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Lajense. Na conversa entre eles, a pauta foi baseada na Lei 148/30 de março de 2921 - LEI MUNICIPAL de TOMBAMENTO, que irá nortear todas as ações do Conselho, assim como a abertura do Livro do Tombo e análise preliminar do Acervo Histórico Arquitetônico, Cultural e Natural, os quais irão ser protegidos e perpetuados.
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Lajense, tem como membros a presidente e também secretária de Cultura e Turismo do município de São José da Laje, Jacineide Maia, o vice-presidente professor Ronaldo de Andrade, e o arquiteto e pesquisador José Maria de Mattos.
"Quero dizer a vocês lajenses que o ato de tombamento é antes de qualquer coisa um ator de amor, amor pela história, o respeito por todo legado que nossa cidade tem na construção da sua história através das famílias lajenses, todo seu acervo histórico será preservado e será perpetuado, porque temos uma lei que nos dá e nos permite ver o futuro", comemora a presidente do conselho.
O vice presidente do conselho Ronaldo de Andrade ressalta a importância dessa primeira reunião e das ações futuras do conselho "então hoje estamos iniciando as atividades do conselho municipal do patrimônio histórico de São José da Laje, que todos sabem é um órgão ligado a secretaria municipal de cultura e turismo do município, começamos as nossas atividades no arquivo público da cidade e nessa reunião tivemos a oportunidade de tomar as primeiras providências e definir as primeiras ações que esse conselho que tanto bem fará a nossa terra é isso que a gente espera, é para isso que estamos nos voluntariando a esse trabalho para deixar, preservar, melhorar, melhorar as condições de São José da Laje, essas melhorias virão do Tombamento e dos inúmeros bens culturais que a cidade possui.
Os membros do conselho contam ainda que essas melhorias e perpetuação da história de São José da Laje são os principais objetivos que o conselho municipal possui. "Eu sempre digo, qual o futuro do nosso acervo artístico cultural lajense você gostaria que seu filho, seu neto e bisnetos visse? para que eles com orgulho possam dizer assim "esse prédio, esta casa é do mesmo jeito que meu bisavô, que meu avo e que meu pai viveram nessa cidade grandiosa", finaliza Jacineide.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
10As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
