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Campanha quer ajudar consumidor a identificar golpes virtuais
Ministério da Justiça está à frente do projeto

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou hoje (11) uma
campanha para ajudar as pessoas a identificarem tentativas de golpes
virtuais por meio do uso indevido de dados pessoais de consumidores.
Com o slogan “Proteja seus dados. Não compartilhe”, a campanha será feita de forma online,
por meio das redes sociais do ministério, alertando consumidores sobre
golpes que são aplicados em ambientes virtuais. A previsão é de que ela
dure 30 dias.
De janeiro a julho deste ano, o número de consumidores que tiveram dados pessoais ou
financeiros consultados, coletados, publicados ou repassados sem
autorização mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado,
segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor
(Sindec) e a plataforma consumidor.gov.br.
“Foram 47.413 reclamações em 2021, enquanto em 2020 foram 21.310. O número do
primeiro semestre deste ano, inclusive, já supera o total de registros
em 2020, que foi de 44.750”, informou o ministério, em nota. A campanha
tem o apoio da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Gazeta Web

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