Esportes
Paulo Dantas abre o maior Jogos Estudantis da história com destaque para o ineditismo na estrutura
Com participações da Seduc, Selaj, Gabinete Civil e apoio do trade, Estado garante, pela primeira vez, hospedagem de atletas em 21 hotéis e pousadas e segue à risca padrão praticado pelo COB

A competição mais aguardada pelos jovens estudantes alagoanos no calendário está de volta. Na quinta-feira (20), o Governo de Alagoas lançou, oficialmente, mais uma edição dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), o maior evento esportivo estudantil do Estado. A solenidade de lançamento ocorreu no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, em Maceió, e contou com a participação do governador Paulo Dantas.
Numa iniciativa inédita, o Jeal reúne mais de 7.500 estudantes de escolas das redes pública e particular de ensino do Estado e um total de R$ 1,5 milhão foram investidos pelo Governo de Alagoas para alimentação e hospedagem dos alunos-atletas que vêm do interior do Estado em 21 hotéis e pousadas.
"Primeiro quero parabenizar o trabalho transversal que foi realizado pelas secretarias de Educação, Esportes e Turismo e o apoio do trade turístico para nós realizarmos o maior jogos estudantis. A gente fica muito feliz em poder está fomentando o esporte, integrando a juventude. Então educação e esporte trabalhando de maneira conjunta tenho certeza de que nós vamos ter jovens mais comprometidos, mais focados, disciplinados, que terão condições de mais prosperidade", disse o governador.
"Agradeço ainda ao trade (turístico) que nos deu um desconto. O Governo do Estado está pagando tarifas reduzidas nas quais nós vamos ter 4 mil e 500 atletas hospedados de maneira confortável. Muitos nunca tiveram essa oportunidade. Então o trade foi muito importante", acrescentou o governador.
Jogos terá 23 modalidades
O Jeal é organizado pelo Governo de Alagoas, através das Secretarias de Educação (Seduc) e Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), juntamente com a Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec). Neste ano, contou ainda com as parcerias da Secretaria da Cultura e Economia Criativa (Secult) e Secretaria de Turismo (Setur). Estão sendo disputadas 23 modalidades, sendo 19 individuais e quatro coletivas. Os jogos reúnem mais de 7.500 estudantes de escolas das redes pública e particular de ensino. A fase estadual dos Jogos 2023 começou no sábado (15) e segue até o dia 26 deste mês.
Competição deste ano tem ineditismo
Um total de R$ 1,5 milhão foram investidos pelo Governo de Alagoas para alimentação e hospedagem dos alunos-atletas que vêm do interior do estado. Uma iniciativa inédita que deixou o jovem atleta Marcos Luiz da Silva, de 16 anos, e que representa a Escola Estadual Mário Gomes de Barros, do município de Joaquim Gomes, extremamente animado para participar da competição.
"Nós não tínhamos estrutura para sair do nosso interior e garantir hospedagem e alimentação. É a primeira vez que estamos no Jeal e essa iniciativa do Governo de Alagoas é que está permitindo isso. Com isso, podemos fazer novas amizades, conhecer novas modalidades esportivas e levar na bagagem muito aprendizado e diversão".
Para atender aos atletas, a coordenação do Jeal montou uma estrutura que segue à risca o padrão praticado nacionalmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). A competição conta com aproximadamente 3 mil atletas da capital e 4.500 do interior.
"A junção entre esporte e educação é que inicia o processo dos nossos futuros atletas. Através do Jeal nós começamos a reconhecer todos eles e fazer com que eles disputem também outros torneios fora do Estado e isso dá uma outra visão social. O governo tem essa questão social muito bem trabalhada entre os secretários, então eu acho que cada vez mais o esporte vai crescer no nosso Estado e esses meninos de hoje, futuramente, serão nossos atletas gigantes", pontuou a secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Ângela Stemler.
Em relação à alimentação, são servidos, diariamente, almoço e jantar, respectivamente. O café da manhã já está garantido nos hotéis. O Governo garantiu a hospedagem dos atletas em 21 hotéis e pousadas nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca e Mangabeiras.
"O Jeal é fundamental, pois realiza uma integração importante para os jovens. A Seduc se responsabilizou pela alimentação de todos os alunos que estão vindo para a capital disputar o Jeal e tivemos também uma preocupação em oferecer todo o auxílio para os profissionais de educação física e árbitros que estão participando. Todas aquelas pessoas que estão trabalhando para que o Jeal possa acontecer e isso é fundamental. É sem sombra de dúvidas o maior Jeal da história em termos de participação e, acima de tudo, de empolgação dos jovens que estão participando pela primeira vez", destacou o secretário de Educação, Marcius Beltrão.
Com a disponibilização de uma ambulância 24h no Ginásio Lauthenay Perdigão e, em caso de urgência nos hotéis ou lesão durante as partidas, o estudante, dependendo da gravidade da situação, será encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o hospital de referência do estado (o HGE). A organização do evento ainda teve uma atenção especial com a saúde dos atletas.
Modalidades
Os esportes individuais e de duplas da edição 2023 do Jeal são: atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, beach tênis, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, taekwondo, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triathlon, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já as modalidades coletivas são basquete, voleibol, handebol e futsal.
Os ganhadores da etapa estadual seguirão para quatro competições diferentes: a primeira se refere aos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), para a categoria juvenil (15 a 17 anos), no mês de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Em novembro, será a vez das Paraolimpíadas Escolares, em São Paulo, e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), para atletas do infantil (12 a 14 anos), que ocorrem de 28 de outubro a 10 de novembro em Brasília. Já Salvador (BA) sediará o Brasileiro de Futsal para atletas de 15 a 17 anos em data a ser definida.
Estiveram presentes na abertura oficial do Jeal, as secretárias Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Bárbara Braga (Turismo), Melina Freitas (Cultura), Maria José (Mulher), Aline Rodrigues (Pessoa com Deficiência) e Adriana Araújo (Controladoria), além dos deputados Rafael Brito (Federal) e Sílvio Camelo (Estadual), e o vice-presidente da Faec, Djalma Pacheco.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
10As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
