Esportes
Jeal começa neste sábado com mais de 7.500 estudantes na disputa das competições

A fase estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2023 começa neste sábado (15) e vai reunir mais de 7.500 estudantes de escolas das redes pública e particular de ensino. O calendário está definido e segue até o dia 26. A abertura oficial será no dia 20 com a presença do governador Paulo Dantas.
“Os jogos estudantis representam uma grande oportunidade de integração entre os atletas, porque educação e esporte devem caminhar sempre juntos. É dessa forma que o Governo de Alagoas garante a formação integral dos nossos estudantes, estimulando valores como a ética, a disciplina e a cooperação. A comunidade escolar só tem a ganhar com tudo isso. E estamos certos de que este será o maior Jeal de todos os tempos”, afirmou o secretário de Educação Marcius Beltrão.
Participam da fase estadual os estudantes-atletas que se classificaram na etapa regional, finalizada no dia 19 de junho. Os jogos serão disputados em Maceió em nove locais de competições. As delegações do interior começam a chegar na sexta-feira (14) e darão início ao credenciamento.
Os jogos - O Jeal é organizado por meio de uma parceria tripla entre as secretarias de Estado da Educação; Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec). Serão disputadas 23 modalidades, sendo 19 individuais e quatro coletivas.
“O Governo de Alagoas reforça o seu compromisso com o esporte e a educação em Alagoas. Teremos a maior edição da competição esportiva e estudantil do Estado, construída à base da parceria da Seduc, grande contribuição das gerências regionais de ensino e a Faec, promovendo a integração, o espírito esportivo e despertando o cidadão em cada jovem participante”, afirmou a secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler.
Os esportes individuais e de duplas da edição 2023 do Jeal são: atletismo, atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, beach tênis, futevôlei, ginástica artística, xadrez, judô, taekwondo, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, triathlon, tiro ao arco e ginástica rítmica. Já as modalidades coletivas são basquete, voleibol, handebol e futsal.
Para o presidente da Faec, Irã Cândido, “iniciar mais um Jeal é uma grande honra para todos, não só para os estudantes, atletas, mas também para técnicos e familiares. Nós estamos na organização e sempre é uma honra vivenciar um sonho e mais ainda, quando todo mundo sonha junto e faz acontecer. O esporte colegial deve ser sempre exaltado e o Jeal vem fortalecer os princípios colocados em prática pela Faec, incentivando a prática esportiva desde cedo e dentro do ambiente escolar”.
Vagas em competições nacionais - Os vencedores da etapa regional se classificam para a etapa estadual do Jeal, que ocorre na segunda quinzena de julho em Maceió. Os ganhadores da etapa estadual seguirão para quatro competições diferentes: a primeira se refere aos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), para a categoria juvenil (15 a 17 anos), no mês de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Em novembro, será a vez das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), para atletas do infantil (12 a 14 anos), que ocorre de 28 de outubro a 10 de novembro em Brasília. Já Salvador (BA) sediará o Brasileiro de Futsal para atletas de 15 a 17 anos em data a ser definida.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
10As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
