Esportes
Justiça da Suíça pede prisão do presidente do PSG por 28 meses
Ministério Público também requer pena de quase três anos para o ex-secretário geral da Fifa, Jerôme Valcke

O Ministério Público da Justiça da Suíça pediu 28 meses de prisão efetiva para o presidente do Paris Saint-Germain e da companhia beIN Media, Nasser Al-Khelaifi, no julgamento dentro do contexto do "Fifagate". As requisições foram proferidas na terça-feira à tarde perante o Tribunal de Recursos do Tribunal Penal Federal (TPF), na cidade de Bellinzona.
As autoridades suíças também pediram 35 meses de prisão para o antigo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Os dois são acusados de um "acordo corrupto", feito às escondidas da Fifa, para a beIN Media ganhar os direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030.
Porém, o episódio foi qualificado pelos magistrados como "suborno". Eles não podem ser condenados por corrupção privada, já que a Fifa retirou sua queixa sobre o caso em janeiro de 2020, após acordo com o presidente do PSG. Al-Khelaifi e Valcke sustentam que o acordo foi o mais vantajoso para a entidade máxima do futebol, com valorização de 60% das receitas em relação às Copas de 2018 e 2022.
No primeiro julgamento, o Tribunal Penal Federal da Suíça considerou que Valcke apoiou a atribuição dos direitos de TV ao canal beIN Sports em troca de uma mansão na Sardenha, Itália. Essa residência foi comprada por uma empresa de Al-Khelaifi no final de 2013, por cinco milhões de euros. Valcke admitiu que pediu ajuda ao empresário do Catar para financiar a casa.
Poucos meses depois disso, mais precisamente em abril de 2014, a Fifa assinou contrato com a beIN pelos direitos de transmissão dos Mundiais de 2026 e 2030 para a parte norte da África e Oriente Médio.
Ao contrário do julgamento em primeira instância, realizado em 2020, a promotora federal Cristina Castellote não solicitou a suspensão parcial da pena, mas sim o cumprimento de dois anos e quatro meses de prisão para Al-Khelaifi e quase três anos para Valcke.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
4Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
5Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
10Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
