Esportes
Paratleta alagoano conquista cinco medalhas no JUBs Brasília 2021
José Alexandre da Silva Junior representou Alagoas e conseguiu faturar quatro medalhas de ouros na natação

Um alagoano segue fazendo história e conquistando o Brasil. Trata-se de José Alexandre da Silva Junior, paratleta da natação. O nadador participou dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021, em Brasília, Distrito Federal. Entre mais de 4 mil atletas, José Alexandre faturou cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata.
O nadador de 34 anos conquistou as medalhas em cinco provas, em quatro estilos diferentes. O topo do pódio veio nas provas de 50m e 100m costas, 100m peito e 200m livres. Por sua vez, a medalha de prata foi conquistada na prova de 50 metros borboleta.
Não foi a primeira vez que o estudante de Direito disputou o JUBs, muito menos a primeira em que levou uma medalha para casa. Alexandre participou nas edições de 2016, 2017, 2018 e agora, de 2021. Inclusive, o nadador foi campeão em todas as edições que participou.
O grande desempenho gerou tanto reconhecimento que José Alexandre foi convocado para a seleção brasileira universitária. A convocação rendeu mais um título importante para o seu currículo, a de campeão Pan-americano universitário, de 2019. Na competição, conquistou quatro medalhas de ouro, com as cores do Brasil.
A história
Com 13 anos de idade, nasceu um tumor na perna de Alexandre. A situação acabou levando à amputação da cabeça do fêmur, entretanto, motivado pelo esporte, o campeão foi convidado para competir na natação e lá se vão mais de 20 anos atuando nas piscinas.
Além de competir por sua universidade, também é atleta da Pestalozzi, onde compete nos campeonatos estaduais, regionais e nacionais. Para a Gazetaweb, o nadador falou como conheceu o esporte.
"Devido à minha deficiência, fui convidado a participar de uma equipe paralímpica. Também não sabia o que era o esporte paralímpico. Foi um negócio bem impactante pra mim, graças à Deus entrei nesse movimento paralímpico", contou o atleta.
Após a grande conquista em Brasília, a sede por títulos e medalhas não devem acabar por aí. José Alexandre ainda projeta dois ou três anos de competições para buscar os melhores resultados para ele e para Alagoas, que, segundo ele, é uma honra representar muito bem o seu estado.
Fonte: Gazeta Web

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
4Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
5Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
10Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
