Esportes
Bicampeão da São Silvestre na categoria baixa visão se destaca nas corridas de rua por todo o Brasil
Conheça o arapiraquense Josivan Guedes

Uma pergunta, para você o esporte é uma válvula de escape ou ele é o combustível para uma vida mais saudável? Antes de você se quer pensar em responder, nós falamos, é os dois! É através dele que muitos esquecem dos problemas diários e aproveitam o momento para curtir a paisagem numa caminhada, para se desprender das preocupações, e também conhecer pessoas e lugares.
Para o arapiraquense, Josivan Guedes, de 52 anos, o esporte transcende e ultrapassa barreiras e fronteiras. Literalmente! Apesar de ser um entusiasta das corridas de ruas desde sua infância, foi apenas aos 38 anos de idade que deu suas primeiras "carreiras" como dizem os nordestinos, como profissional e dai em diante não parou mais.
Foi e é com muito esforço e suor no rosto que carrega o nome de Arapiraca para fora das fronteiras da "cidade o fumo" e ainda mais das fronteiras alagoanas, por esse enorme Brasil Baroniu como diria o grande Zé Bonitinho.
Entre corridas e maratonas, muitos quilômetros foram percorridos, números incalculáveis, porém, com resultados expressivos, de total significância, contemplando o atleta arapiraquense com pódios, medalhas e troféus.
E se você não sabe qual seu diferencial de força, então te dizemos, Josivan possui apenas 25% de sua visão mas isso nunca foi uma limitação em seu desempenho. São 11 maratonas no currículo, sendo quatro delas em Alagoas, seis em Pernambuco e uma em São Paulo, todas elas disputando no pelotão de elite.
Suas competições mais importantes são as São Silvestres. São quatro participações, sendo duas delas na categoria “Baixa Visão”, prova disputada com auxílio de guia, vencida duas vezes, ocupando o lugar mais alto do pódio.

Ao lado de sua esposa, Josivan está com as malas prontas para mais uma competição, dessa vez na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, no próximo domingo (26). Em seguida, retorna para Arapiraca para a disputa da Perucaba Run, no dia 3 de outubro.
“São competições pontuais e que venho encarando também como preparatório para mais uma São Silvestre. Vou continuar treinando, competindo e correndo atrás dos resultados. Essa é a minha vida, nasci pra correr e fiz das corridas a minha vida. Eu realmente amo o que faço”, destacou o atleta.
Inspiração das ruas para as piscinas!
Josivan tem dentro de casa um dos motivos para continuar seguindo em frente. Seu filho, Alex Guedes, tem paralisia cerebral, mas assim como o pai não se deixou abater por suas limitações, e que serve de inspiração para muitos jovens, ele segue competindo na natação adaptada, por meio do Projeto Mão na Roda, que conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.
“Com os empenhos do prefeito Luciano Barbosa estamos incentivando nossos atletas. Alex treina com o nosso professor Rodolfo Calmon, do Projeto Mão na Roda, e os resultados estão aparecendo. Sigamos em frente em busca de mais!”, destacou o superintendente de Esporte, Benilton Rodrigues de Oliveira.
Fonte: Alagoas Agora

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
3Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
10Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
