Notícias
Alagoas Imuniza 30% de sua população com as 1ª e 2ª dose da vacina contra a covid-19

Alagoas é o primeiro estado do Nordeste a ter mais 30% de sua população com o ciclo completo de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19), seja ele com as duas doses (Coronavac, Astrazenica ou Pfijer) ou a Janssen que se trata de dose única. São 30,19% de toda a população imunizada. Alagoas tem em média 3,322 milhões de habitantes, com esse número cerca de uma a cada 3 pessoas de 18 anos ou mais já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina.
Os números são fruto de oito meses de campanha, com um percentual correspondente a mais de 716 mil pessoas totalmente imunizadas. Apesar disso, a população alagoana deve continuar seguindo as restrições sanitárias e o protocolo de distanciamento social. Dos nove Estados do Nordeste, Alagoas é o primeiro a alcançar os 30%. Em segundo lugar vem a Paraíba, com 29,54% e depois o Estado do Piauí, com 28,63%. A média do Nordeste está em 25,98% e do Brasil em 31,90%.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas o imunizante de dose única (Janssen) e os imunizantes de duas doses: Astrazeneca, CoronaVac, e Pfizer. Ao todo soma-se mais de 1,6 milhão de pessoas vacinadas com, pelo menos, uma dose da vacina.
O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação. “Alagoas tem dado uma bela resposta no enfrentamento à pandemia e tem alcançado os melhores resultados em todo o Brasil. É por isso que a gente tem observado a redução no número de pacientes internados em nossa rede hospitalar exclusiva para a Covid-19, assim como, no número de casos e de óbitos”, destaca.
O gestor enfatizou, ainda, a importância da segunda dose, para que a imunização contra o novo coronavírus seja mais eficaz. “Peço para que a população continue respondendo ao chamado para a vacinação, tanto para a primeira dose, quanto para a segunda”, apelou.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.323.429 doses. Deste total, 1.606.575 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 716.854 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).
Mas para que esse número continue avançando e que assim a ocupação de leitos não volte a subir é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:
- Use máscara ao sair de casa;
- Respeite os protocolos de distanciamento social;
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;
- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Fonte: Sesau

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
4Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
7Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
10As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
