LÉO BASTOS

A ex-prefeita e o ex-motorista: Depois de “rasteira”, Vânia do Passo prefere não arriscar no incerto e escolhe filha para disputa no Passo de Camaragibe

Com trajetória de altos e baixos, ex-prefeita lidera a oposição contra o seu ex-motorista que a apunhalou pelas costas, o atual prefeito Ellisson Santos.

Por Zona 10 com Leonardo Bastos/Colunista 11/09/2023 18h06
A ex-prefeita e o ex-motorista: Depois de “rasteira”, Vânia do Passo prefere não arriscar no incerto e escolhe filha para disputa no Passo de Camaragibe
Vânia se arrependeu amargamente de ter escolhido Ellisson Santos para lhe substituir na disputa de 2020. - Foto: Site Alagoas em Pauta

A entrada do nome de Lavínia Farias como pré-candidata para as eleições de 2024 em Passo de Camaragibe simboliza que sua mãe, a a ex-prefeita Vânia do Passo, aprendeu com os erros do passado e prefere não arriscar mais e seguir pelo lugar mais seguro.


A vida política Vânia é repleta de altos e baixos...

Com apenas 24 anos, em 1996, Vânia venceu sua primeira eleição, como vereadora. Em 2000 foi convidada a participar como vice-prefeita na chapa montada pelo empresário Júnior Pequeno, dupla que saiu vencedora para comandar o município até 2004. No entanto, em 2002, com o afastamento pela justiça do prefeito em mandato, Júnior Pequeno, Vânia assumiu a prefeitura em outubro de 2002, ficando à frente até fevereiro de 2003. Em 2004 foi candidata à prefeita e perdeu a eleição com diferença mínima de votos para Márcia Coutinho.


Ela volta em 2008 e ganha a eleição para prefeita com uma grande diferença de votos, mas perde novamente para Márcia Coutinho ao tentar a reeleição em 2012. Em 2014 concorre ao cargo de deputada estadual. Mas mesmo sem recursos para fazer composição partidária e com uma campanha precária, foi muito bem votada. Voltou em 2016 como candidata à prefeita, e venceu à máquina pública com quase nenhum recurso e pouca estrutura. 


A rasteira

Em 2020, com o quadro da pandemia do coronavírus, sua reeleição estava quase garantida em um município que jjamais em sua história reelegeu um gestor em mandato. Mas uma decisão judicial a obrigou a se afastar Vânia da frente do executivo. E para não correr o risco de ver sua candidatura naufragada, prefere renunciar. Mas em apenas alguns dias e com apoio irrestrito do deputado estadual Antônio Albuquerque e de seu filho, Nivaldo Albuquerque, deputado federal, apresenta seu motorista, Ellisson Santos, desconhecido da população, como seu candidato, e junto com seu grupo político o faz prefeito com apenas 40 dias, com quase 600 votos de diferença.


Após a vitória neste último pleito municipal, ela percebeu que não iria conseguir controlar os passos de Ellisson Santos como imaginava, o ex-motorista mostrou suas asas e rompeu laços com Vânia, guiando sua própria direção literalmente ao decolar voo próprio e levar sua ex-patroa para um verdadeiro beco sem saída. Desde então vem enfrentando ferrenha oposição da ex-gestora, que agora prefere seguir em família.

O caminho mais seguro

Estudante de Odontologia, 23 anos e presidente do MDB local, Lavínia tem sua mãe e um grupo político coeso como seus principais pontos em sua pré-candidatura.

Busca
Sobre o blog
Arquivo