Gisele Ferrer

Psicanalista e Consultora Comportamental.
 Lapidando a Autoestima de Mulheres Incríveis

Autorrespeito

7 maneiras de reconhecer seu valor em 2023

14/12/2022 08h08
Autorrespeito
Respeitar a si é a única prova de amor pela própria existência. - Foto: Reprodução

O autorrespeito é uma admiração por si mesmo em termos do que você é capaz, de quem você é e do que pode alcançar.Por que você deve se respeitar?

Você deve se respeitar porque você é um ser humano. Todos os seres vivos são dignos de respeito. Não deixe que as ideias dos outros, relacionamentos fracassados ​​ou pessoas abusivas em sua vida o impeçam de pensar que você é digno de respeito.

Na sua vida, você é a pessoa mais importante de quem precisa cuidar. Antes de se amar, você precisa se respeitar. Não existe amor próprio sem autorrespeito.Por que é difícil respeitar a si mesmo?É difícil respeitar a si mesmo porque carecemos de modelos, acreditamos que não somos dignos de respeito e nem sempre sabemos o que é respeito.

Ver exemplos de auto-respeito em nossos pais, amigos, chefes ou colegas de trabalho pode nos dar pistas sobre como podemos nos tratar com auto-respeito ou pedir isso aos outros.Se acreditarmos que não somos dignos de respeito, é difícil agir da maneira que uma pessoa com respeito próprio agiria. Aqueles com histórico de trauma, negligência ou educação estranha podem ser mais propensos a se sentir indignos de respeito.

Todos merecem ser tratados com respeito, e você também.Se você está em um relacionamento doentio há muito tempo ou teve pessoas tóxicas em sua vida no passado, talvez não saiba como é um relacionamento saudável e respeitoso.

Ao ler este artigo, procure sinais de respeito como dicas. E trabalhe para construir respeito em seu relacionamento, se você acha que é recuperável. Se não, é hora de cortar os laços com essa pessoa.Como se respeitar

1. Estabeleça limites

Você pode se respeitar estabelecendo limites ao seu redor. Por exemplo, se um amigo quer sair para jantar com você na sexta-feira, mas você está exausto da semana de trabalho, pode dizer não e marcar uma data diferente. No entanto, se o amigo tentar convencê-lo a sair depois de dizer não, é aí que seu amor-próprio precisa entrar em ação.

Mais uma vez, você precisa dizer não e pode explicar o porquê. Ter uma data alternativa em mente pode mostrar que você ainda valoriza essa pessoa e gosta da companhia dela, mas a atividade e o dia não funcionam para você. Não caia na armadilha de deixar alguém convencê-lo a fazer algo que você não tem vontade de fazer.

2. Diga não

Dizer não é uma coisa difícil de fazer, e é difícil de ouvir também. Muitas vezes, quando dizemos não aos planos de alguém, eles tentam nos convencer do contrário. Eles mostram falta de respeito com suas tentativas de persuasão. Porém, se você cede e diz sim quando não quer fazer determinada atividade, não está se respeitando.

Dizer não também é estabelecer limites. Você não precisa passar tempo com amigos constantemente e fazer as coisas que eles gostam. Você também pode passar o tempo fazendo as coisas que deseja fazer, com as pessoas de quem gosta. Então, se você não está com vontade de alguma coisa, diga não. E seja firme quanto a isso também.

3. Aprenda a se defender

Não deixe que as pessoas o pressionem na vida. Você tem o direito de ser tratado com respeito. No entanto, se você não se respeitar publicamente, as pessoas acharão que também não precisam respeitá-lo.

Se você demonstrar auto-respeito, as pessoas saberão que você não tolerará desrespeito. Se alguém tentar intimidar você em vez de entrar em uma discussão, construa silenciosamente uma rede de pessoas ao seu redor que o apoiarão.

Pelo menos enquanto você ainda está aprendendo a mostrar auto-respeito. Se as pessoas ficarem do seu lado quando você for criticado, será mais fácil para você saber como agir e o que dizer quando as pessoas o rebaixarem. Defender-se não é fácil, mas no final vale a pena.

4. Faça a coisa certa

Quando você tem respeito próprio, sempre tenta fazer a coisa certa. Isso não significa que você seja perfeito ou mesmo perfeccionista. Significa que você almeja ter bons hábitos e valores para ser uma pessoa confiável.

Você diz a verdade às pessoas quando algo não está certo. Você pode até fazer escolhas morais difíceis – especialmente aquelas com consequências duras. Fazer a coisa certa significa que você tem um caráter consistente e confiável. As pessoas ganham respeito por se comportarem de forma consistente e positiva. Para ter respeito próprio, você precisa ser uma pessoa moralmente boa que se esforça para tomar boas decisões.

5. Encontre alguém que você admira

Você pode realmente se importar em respeitar a si mesmo, mas talvez não saiba como incorporá-lo.

Procure pessoas em sua vida que você admira, como líderes. Se você não os conhece pessoalmente, considere a leitura de artigos sobre eles, se eles forem muito bem-sucedidos. Assista às entrevistas no YouTube. Procure padrões de pessoas sendo fiéis a si mesmas, defendendo-se, criticando as pessoas por interrompê-las e sendo honestas.

Todas essas são características de pessoas que têm respeito próprio. Quanto mais você procurar por modelos que possa seguir como modelo, melhor entenderá quais de seus comportamentos devem se alinhar para obter mais auto-respeito e respeito dos outros.

6. Escolha a honestidade

Ser honesto consigo mesmo e com os outros é um componente crucial do autorrespeito. Os mentirosos não são confiáveis ​​e muitas vezes também não são respeitados. Então, se você quer mostrar auto-respeito, você precisa ser honesto o tempo todo. Isso não é tarefa fácil.

Às vezes, é difícil dizer a verdade às pessoas, especialmente se não queremos começar uma briga ou criar o caos. No entanto, às vezes você precisa ter essas conversas difíceis, mesmo que temporariamente causem dor. Você não pode passar a vida toda adoçando as coisas e nunca dizendo o que precisa ser dito. Para respeitar a si mesmo, você precisará expor a verdade confusa com coração e compaixão.

7. Bata seu próprio tambor

Uma pessoa com auto-respeito bate seu próprio tambor. Você deve viver sua vida em seus termos. Não siga o caminho de alguém só porque é isso que as pessoas esperam que você faça.

O caminho de cada um é diferente. Seu caminho se alinhará com pessoas diferentes ao longo de sua vida e, em algum lugar ao longo do caminho, seus caminhos divergirão novamente. Esta é uma experiência normal. E embora possa ser desconfortável perder amizades ou relacionamentos ao longo do caminho, às vezes é exatamente isso que está envolvido em bater seu próprio tambor. Quando as coisas desmoronam, há espaço para você crescer em uma direção mais elevada ou nova. Celebre a realidade que você oferece ao mundo; bata seu próprio tambor e respeite a si mesmo.respeito dos outros.

Busca
Sobre o blog
Arquivo
News title